Espaço Verônica Souza | Treinamento Funcional Consciente
O Espaço Veronica Souza tem com objetivo prevenir e reabilitar o paciente, proporcionando melhor qualidade de vida na saúde do Homem, da Mulher e da Criança, com atendimentos especializados em Fisioterapia Uroginecologica e Fisioterapia Convencional, Pilates, Cuidados Estéticos e Condicionamento Físico.
1474
post-template-default,single,single-post,postid-1474,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1200,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-10.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Treinamento Funcional Consciente

Treinamento Funcional Consciente


 

TREINAMENTO FUNCIONAL CONSCIENTE

 

O que é Treinamento Funcional?

 

Criado nos Estados Unidos o treinamento funcional, teve uma grande difusão no Brasil, com praticantes de todas as faixas etárias, tendo como princípio a preparação corporal com segurança e eficiência do centro corporal denominado, CORE, (BONFIM, 2011). De acordo com (BOSSI, 2011), a terminologia treinamento funcional teve seu reconhecimento durante a segunda guerra mundial, sendo utilizada para reabilitar os soldados lesionados, e também na reabilitação de atletas nas olimpíadas da década de 50, onde foi verificada a carência de uma variação de exercícios, focados e direcionados para as várias modalidades desportivas.

 

Surgindo assim, com uma proposta diferenciada o treinamento funcional, traz exercícios físicos que melhoram a força muscular, condicionamento físico, equilíbrio e flexibilidade se utilizando de treinamento intervalado (NETTO, 2016)

Segundo (CYRINO, 2004), níveis adequados de flexibilidade e condicionamento físico são de fundamental importância para o deslocamento e o bom desempenho do músculo esquelético. As funções vitais devem ser entendidas e compreendidas, visando à independência individual funcional das atividades diárias, realizadas frequentemente no dia a dia como caminhar, agachar, equilibrar, levantar, desta forma caracterizando o treinamento funcional como o aperfeiçoamento ou a recuperação do equilíbrio, flexibilidade, velocidade e força para a realização das atividades diárias, (CRUZ, 2015).

Segundo (CAMPOS, 2004) a base essencial do treinamento funcional, é a melhora neurológica da capacidade funcional humana, com exercícios que ativam estas capacidades e desta forma estimulam sua adaptação neurológica, resultando na melhora do condicionamento físico, seja nas atividades diárias, em exercícios físico ou desportivo.
Segundo LUSTOSA, (2010), o treinamento funcional, propõe procedimentos específicos, direcionados a redução da incapacidade funcional diária, desta forma devendo ser priorizados exercícios com variações de amplitude, com alterações de direção e velocidade sempre com o objetivo de reduzir as incapacidades funcionais, com indícios que esta modalidade colabora na diminuição dos fatores que afetam o emocional e o social atribuído á incapacidade motora.

 

Procure um profissional de Educação Física especializado no método do treinamento funcional.
Você quer saber mais sobre o “Treinamento Funcional?” Acompanhem o nosso BLOG.  Será um prazer ter você com a gente!

 

João Carlos de Souza 
Educador Físico
Cref – 034670/MG

 

Referências: 
BONFIM, C. H. O que é treinamento funcional. PHYSIONUCLEO – Núcleo de fisioterapia, Acupuntura e Pilates Ltda, pg. 01-06, 2011.
BOSSI, L, C. Treinamento funcional na musculação. Phorte, São Paulo, 2011.
CAMPOS, M. A.; NETO, B. C.; Treinamento Funcional Resistido: Para Melhoria da Capacidade Funcional e Reabilitação de Lesões Musculoesqueléticas. Revinter, Rio de Janeiro, RJ, 2004.
CRUZ, R. M. TOUGUINHA, H. Efeitos do treinamento funcional na melhora das atividades da vida diária de idosos. 7. Ed. Saúde em Foco, pg, 260 – 264, 2015. 
CYRINO, E. S. OLIVEIRA, A. R. LEITE, J. C. PORTO, D. B. DIAS, R. M. R. SEGANTIN, A. Q. et al. Comportamento da flexibilidade após 10 semanas de treinamento com pesos. Rev. Bras. Med. Esporte. Vol. 10. pg. 233 – 237, 2004.
LUSTOSA, L. P. OLIVEIRA, L. A. SANTOS, L. S. GUEDES, R. C. PARENTONI, A. N. PEREIRA, L. S. M. Efeito de um programa de treinamento funcional no equilíbrio postural de idosas da comunidade. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v.17, n.2, p.153 – 156, abr/jun. 2010.
Não contém Comentários

Digite seu Comentário